Nos dois anos de residência, os residentes rodam por especialidades como cardiologia, nefrologia, geriatria e oncologia. Sendo assim, quem opta por essa área pode prestar atendimento ambulatorial, em consultório, pode atuar na emergência ou como hospitalista . Trabalhando na prevenção, diagnóstico e no esquema terapêutico não cirúrgico dos pacientes. Se a pessoa estiver batalhando com sintomas, sentindo dores ou com uma doença que necessita do acompanhamento médico, este é o momento de ir atrás de um clínico. Depressão, transtorno de ansiedade, transtorno bipolar, síndrome do pânico e esquizofrenia são alguns exemplos das condições que o psiquiatra costuma tratar.
- Para estudar o intricado labirinto que é o corpo humano, só de graduação são seis anos, sem contar especializações e cursos adicionais, sempre necessários nessa área.
- Afinal, todo procedimento cirúrgico, mesmo os menos invasivos, precisam contar com a participação desse profissional, contribuindo para uma alta empregabilidade.
- Pode, por exemplo, conferir os estoques e ficar responsável por fazer essa comunicação com o setor de compras.
- É o caso, por exemplo, do cardiologista que se aprofunda na área de cardiologia pediátrica, ou do psiquiatra que constrói carreira na área de psiquiatria forense.
- Algumas especialidades vão impor horários mais difíceis, enquanto outras permitirão uma agenda bem flexível.
Caso queira se especializar em alguma área, o médico formado deverá ainda fazer uma residência médica ou especialização reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina com a duração de pelo menos dois anos. Como não há muitos hematologistas no mercado, esse profissional está sempre com a agenda cheia, uma vez que há cada vez mais pacientes procurando pelas suas consultas. Por isso, é uma carreira próspera, com muitas oportunidades e diversas áreas de atuação. O endocrinologista é o médico que cuida das glândulas endócrinas e dos hormônios, garantindo o funcionamento do metabolismo e controlando o peso do paciente. https://cutt.ly/C7sNCB7 , também, no tratamento de doenças da tireoide, diabetes, menopausa e distúrbios de crescimento, entre outras patologias.
Quais São As Alternativas De Cursos Na Área De Saúde?
Se você é um profissional que atua em clínica médica, não deixe essa oportunidade de atualização passar. Aproveite um de nossos cursos, incremente o seu currículo, e aumente o seu conhecimento. Assim como nas demais áreas de atuação, a atualização do especialista em alergologia e imunologia é um fator primordial na carreira.
Especialidades Médica, Áreas De Atuação E Formas De Acesso
O médico se dedica à prevenção, ao diagnóstico e tratamento (não-cirúrgico) do paciente. A residência em clínica médica foca no cuidado do adulto, prestando assistência em todos os graus de complexidade. Algumas habilidades profissionais para o médico que deseja seguir carreira na Pediatria são empatia, paciência, comunicação e atenção. Isso é necessário porque as crianças nem sempre sabem expressar o que estão sentindo, o que dificulta a identificação do problema de saúde. Como essa é uma doença que pode se apresentar de inúmeras formas e variações — já que existem mais de 200 tipos de câncer —, o médico dessa especialidade é responsável por buscar a opção adequada de tratamento para cada caso.

Clínica Médica, Pediatria, Cirurgia Geral, Ginecologia e Obstetrícia são as especialidades que mais têm profissionais no Brasil. A Infectologia é uma área que tem o objetivo de estudar, diagnosticar, tratar e prevenir as doenças infecciosas crônicas e agudas que são causadas por protozoários, fungos, bactérias e vírus. Com um salário de aproximadamente R$ 6.366, o ginecologista pode trabalhar em maternidades, hospitais, clínicas e consultório particular. Corrigir problemas de visão nos segmentos hospitalar e clínico, em rede privada ou pública. Além de ser uma das profissões mais bem-pagas, a Medicina é muito respeitada e fascinante. Ingressar nesse curso integral e concorrido significa uma superação imensa — resultado de várias noites em claro e uma maratona de estudos.