Como Montar Uma Equipe Para Clínica Médica?

· 3 min read
Como Montar Uma Equipe Para Clínica Médica?

O especialista é fundamental, pois atua em um ramo específico, podendo oferecer todo o seu conhecimento e habilidades para tratar um problema específico dos pacientes. As idas ao clínico geral são recomendadas pelo menos uma vez por ano, principalmente para pessoas com mais de 35 anos e/ou portadores de patologias. É normal que sejam realizados alguns exames, no intuito de prevenir problemas ou diagnosticar e tratar o mais rápido possível alguma doença ou condição. Já o clínico geral, é o médico que cursou os 2 anos de Residência em Clínica Médica, atuando em um cenário amplo, com uma visão integral do paciente e abordando todas as suas esferas de saúde.  https://blogfreely.net/applekayak35/centro-universitario-sao-camilo-residencia-medica , é uma especialidade que exige um conhecimento amplo  e diversificado.


  • A clínica pode funcionar como um marketplace também, onde profissionais de diversas áreas fazem negócio e você tem sua participação nessas transações.
  • Para uma recepcionista, que procura se destacar na profissão e melhorar suas habilidades, é preciso ir além do conhecimento básico.
  • Mesmo que o paciente não tenha uma queixa específica, é importante realizar estes exames para acompanhar sua saúde.
  • Então, para não sobrecarregar esses profissionais e para oferecer o melhor atendimento possível, o responsável pelo estabelecimento deve disponibilizar as ferramentas necessárias para que eles desempenhem um bom trabalho.


Essas perguntas são importantes, pois, o recepcionista será responsável por diferentes atividades. Por isso, é preciso saber como lidar com softwares de agendamento para conseguir realizar as tarefas de sua competência diariamente. Também é de grande importância que o profissional saiba manter o ambiente de trabalho organizado, limpo, e seja asseado. Após receber os currículos para a vaga, é o momento de realizar a seleção dos melhores candidatos para o perfil. Uma boa forma de separar os candidatos e analisar cada currículo detalhadamente é por meio de uma planilha, alimentando colunas com informações relacionadas e critérios eliminatórios. Confira os principais pontos que devem ser avaliados para escolher o recepcionista de clínica médica adequado.


Conheça Mais Sobre O Campo De Atuação Da Especialidade


Por fim, o clínico precisa fazer o devido registro no Conselho Regional de Medicina para, então, ter a oportunidade de atuar na sua área como médico. Portanto, quando se tem dúvida sobre algo que não está bem em relação à saúde, o paciente recorre a um clínico geral. Olá amigo, conheça o software Amplimed, feito por médicos, com a intenção de contribuir com o ecossistema da saúde de forma digital.

Para Que Serve A Clínica Médica?


Esse senso comum faz com que os recém-egressos da graduação busquem as especialidades com mais valor de mercado, de troca. A maioria dos médicos recém-formados, por livre escolha, não optam pela Clínica Médica, o que resulta em diminuição progressiva do número de médicos nesta área. De qualquer modo, na história da Medicina houve avanços científico-tecnológicos indiscutíveis. Há grande desperdício da riqueza social e a medicina passa a fazer parte do processo de acumulação de riqueza do sistema capitalista. Vê-se a desorganização na prática médica, que desorienta o paciente e aumenta os custos da assistência, pelo uso excessivo da tecnologia e mesmo pelo excesso de médicos, ou melhor, de médicos desnecessários. Há fragmentação excessiva em especialidades e subespecialidades, uma "coisificação" das relações humanas, onde o médico ao se relacionar com outro como se esse fosse um objeto, acaba também por se reduzir a um objeto.

Essa especialidade refere-se à área dedicada à prevenção, diagnóstico e orientação da terapêutica não cirúrgica, seja de  órgãos ou sistemas, incluindo o atendimento a adolescentes, adultos e idosos. O médico de família fez residência nessa área e atua de forma mais integral. Dessa forma, ele aborda não somente a doença em si, mas os aspectos sociais, econômicos e estilo de vida. O processo seletivo para formar uma equipe para clínica médica, quando é feito seguindo os passos acima, possibilita a contratação de funcionários cujos perfis estão mais relacionados com as suas necessidades.